A receita é simples...
Ingredientes:
Lula alho e óleo.
1kg de lula em anéis
2 dentes de alho picado miudinho
2 dentes de alho em finas fatias
salsinha picada na hora
sal
pimenta do reino
3 colheres de azeite de oliva
estragão
1 cálice de vinho branco.
Risoto de camarão.
800g de camarão miúdo limpo
600g de arroz arbóreo
1 cebola ralada
2 dentes de alho picados
500ml de caldo de peixe
sal
pimenta vermelha limpa
pimenta do reino
cheiro verde
açafrão
1 taça de vinho branco
Modo de preparo
Para as Lulas:
Temperar os anéis com o alho picado, sal, pimenta, o estragão miudinho, o vinho e duas colheres de azeite. Deixe descansar por cerca de 1 hora.
Aqueça o restante do azeite em uma frigideira de fundo grosso e coloque o alho fatiado, quando começar a dourar, junte a lula e reserve o molho que sobrou do tempero. Vá dourando os anéis até que a água liberada pela lula evapore. Adicione o molho restante aos poucos para ir concentrando, quando acabar, deixe secar e está pronto. Salpique a salsinha sobre os anéis e sirva.
Risoto:
Doure o alho e a cebola no azeite em uma panela grande, adicione os camarões e abafe. Quando secar, adicione 3 colheres de azeite, o açafrão, a pimenta vermelha picada sem a pele e as sementes, a pimenta do reino e o cheiro verde e misture tudo para em seguida adicionar o arroz. Deixe dourar por dois minutos e coloque o vinho branco. Vá mexendo até que evapore. Quando o vinho tiver evaporado, adicione duas conchas do caldo de peixe, vá mexendo e adicionando o caldo até que os grãos do arroz não estejam mais "esbranquiçados". O arroz não pode ficar completamente cozido, devendo permanecer "al dente" mas não cru.
Desligue o fogo e coloque uma colher de manteiga, mexe uma vez mais e tampe a panela por alguns minutos antes de servir.
Servi essas duas receitas no final de semana passado quando recebemos, a Li e eu, um amigo místico e mítico. Profundo conhecedor dos mistérios estelares e da astrologia, passamos horas muito agradáveis comendo os anéis de lula com um espumante e depois saboreando o risoto com um bom tinto, ambos eu indicarei logo mais abaixo.
A noite estava ótima e a conversa pra lá de animada. Alto astral e boa companhia, combinação perfeita. Grandes temas, em baixo volume, tocavam ao fundo embalando a noite.
Após a segunda garafa de vinho, sentamos na sacada para apreciar melhor a bela noite de sexta, para poder melhor ver o céu, apagamos as luzes e acendemos uma vela decorativa com aroma de cravo e canela.
Conversamos sobre tudo. Astros, eclipse, amigos, tempo, presente, passado e futuro...estávamos na terceira garrafa de vinho quando percebemos que a chama da vela estava alta demais para um simples pavio. Apagamos a chama e enfim nos demos conta de que a parafina cor de vinho havia derretido e escorrido sobre a mureta da sacada, pelo lado de fora. Após muitas risadas, percebemos que teríamos que limpar a mureta no outro dia, pois naquele momento seria arriscado demais.
No outro dia quando fomos ver o "estrago", com olhos de sono e cara de vinho, notamos que a parafina se derramou nas três sacadas abaixo e não somente na nossa. Um vexame, pensou a Li. Um barato, pensou o amigo...Eu, eu não pensei em muita coisa pois ainda estava pensando no jantar da noite anterior...divertido...
Para acompanhar a lula, um pro-seco da Salton, justo. Para o risoto a idéia era abrir um Cabernet Sauvignon Australiano, e assim foi, porém um Malbec argentino e um Sirah Chileno seguiram o irmão do novo mundo e nos acariciaram com aromas, sabores e leveza poucas vezes vistas juntas...muito bom....
Na "vitrola" estava o bom e velho Coltrane entoando seus clássicos no sax soprano, Ron Carter apareceu para dar uma força no baixo, Bill Evans energizou os teclados de seu piano e Paul Motian mandou muito bem na batera..."sonsacional"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário