A receita de hoje é de bastante simples de fazer mas muito saborosa.
Vamos aos ingredientes:
Cordeiro:
1kg de lombo de cordeiro cortados em pedaços de aproximadamente 15 cm.
1 taça de vinho tinto (o mesmo que irá beber para acompanhar o prato)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 laranja pera
Algumas folhas de sálvia
4 colheres de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino moídos na hora.
Creme:
1/2 Kg de mandioquinha (batata salsa, batatinha barôa...dependendo da região)
1 copo de leite
1 dente de alho picadinho
1 cebola pequena ralada
2 colheres de azeite de oliva
Preparo:
Lombinho:
Coloque o lombinho para "descansar" em um preparado com o vinho, a laranja, a salvia, a cebola picada e o alho cortado. Deixe descansando por cerca de 3 a 4 horas. Após isso, tire os lombinhos e passe o sal e a pimenta do reino*. Lambuze as peças com o azeite e em um prato, coloque um pouco de farinha de trigo peneirada, passe os cortes na farinha. bata para tirar o excesso e leve para uma frigideira ou panela de boa espessura com um fio de óleo de milho. "Sele" de todos os lados para evitar que perca muito sulco. Coe o molho do tempero e quando os lombinhos estiverem dourados retire-os e reserve. Coloque o molho na mesma panela que passou os lombos e baixe o fogo. Apure o molho até que esteja com textura de calda, retorne os lombinhos ao molho e com carinho vá virando-os para que fiquem como que "glaceados".
Creme:
Descasque as mandioquinhas e coloque em uma panela (que pode ser ou não de pressão) com água e um pouquinho de sal. Quando estiverem bem cozidas e macias, retire do fogo e escorra a água, deixando contudo cerca de 1/2 xícara. Pique grosseiramente a mandioquinha e coloque no liquidificador com o caldo que sobrou. Bata até obter um creme homogêneo.
Em uma panela, refogue o alho a cebola e quando estiverem douradinhos, coloque o creme. Corrija o sal e quando já estiver começando a ferver (cuida para não grudar), desligue o fogo e adicione o leite. Mexa bem até homogeneizar tudo.
* Dica. Coloque no liquidificador um copo de sal grosso e uma colher de sopa de pimenta do reino inteira. Bata por alguns minutos até moer bem o sal. Use-o no lugar do sal comum. Além de ser mais saudável (possui menos química) já agrega o sabor da pimenta.
Sirva com o creme como base para os lombinhos. Ajeite-os sobre a cama de mandioquinha e aproveite para se deleitar com o delicioso lombo de cordeiro....
Essa receita me lembra uma incursão ao Mercado Municipal de São Paulo. Eu, um grande amigo e sua namorada resolvemos visitar o Mercadão para comprar, além do cordeiro (lá se encontra os melhores cortes a preços honestos) alguns queijos, frutas e castanhas para o final de semana.
Havia muito eu não ia no Mercado e esse acabara de ser reformado. Ao chegarmos, meu amigo surpreendeu-se com a diversidade de aromas, cores, sabores e simpatia do pessoal do mercado. Meu amigo namorava nessa época uma ex-miss Brasil que estava ingressando na carreira televisiva. Certamente o mercadão não é um local para se olhar vitrines, mas sim para se divertir com o "leilão" vivo que se ouve, para degustar as delícias que nos oferecem em cada barraca, para ouvir novas estórias dos vendedores e também para comer um delicioso pastel de bacalhau. Confesso que fiquei apreensivo com a receptividade para com a moça quando entramos no local. Composto, na sua maioria, por vendedores homens, a presença da miss ali saltou aos olhos de todos. Era uma celebridade no meio do povo. Nem bem entramos e ela já foi cercada por um grupo de pessoas perguntando isso ou aquilo, pedindo autógrafo etc. Demoramos cerca de 1 hora para andarmos uma quadra, a primeira. O namorado dela, meu amigo, levava tudo na esportiva e se divertia com a muvuca que se formou. De verdade, a moça parou o expediente do mercado e uma multidão a seguia por onde quer que ela andasse. No final, foi divertido e todos levaram na esportiva. Compramos o que precisávamos, tomamos umas cervejas e relaxamos.
A noite, ao degustar o cordeiro, rimos muito, os três, com as abordagens, das mais criativas, à moça.
Para o cordeiro eu abro um Sirah jovem, brilhante, fresco e aromático como só ele poderia remeter aos aromas do Mercadão. Coloco para tocar "Mysterious Traveller" com a trupe do Weather Report. Wayne Shorter no sax, Joe Zawinul nos teclados, Jaco Pastorious no baixo, Peter Erskine na bateria e Airto MOreira como convidado de honra na percursão, dão o tom dessa receita....
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
hummmm...
Como é gostoso ler suas receitas, tanto quanto prová-las, e você as escreve com o mesmo carinho que as prepara, e eu...uma privilegiada!!
Seu blog tá lindo! Parabéns meu amor!
Postar um comentário