Sexta-feira....hoje é o dia.
Sexta é aquele dia que todo mundo (com algumas exceções, é claro) adora. Adora porque o sábado é amanhã a e amanhã muita gente não trabalha e tira o dia pra curtir a familia, lavar o carro, praticar esportes, ir as compras, enfim, um dia de diversão e que para os mais jovens, tem a noite mais espetacular dos próximos 150 anos, mesmo que essa noite se repita a todo sábado. O problema do sábado é que ele acaba e ai vem o domingo (alguns sábados só acabam na terça-feira, mas isso eu falo mais abaixo) e domingo é terrível, é o dia da desilusão, da ressaca, do desespero, de fazer tarefa, de não ter paciência pra nenhum programa de televisão....terrível e temível...
Estava pensando nos dias da semana, acredito que eles possuam alma....Sim, pois os dias da semana – cada um deles – possuem personalidade própria e influenciam na vida de cada um de nós.
A quarta-feira é um dia forte, marcante, um divisor de águas, ou de semana no caso. Às quartas-feiras, os restaurantes de São Paulo servem feijoada. O ano, no Brasil, praticamente começa em uma quarta-feira cinzenta, e é justamente nesse dia em que o povo brasileiro percebe que o carnaval acabou – alguns insistem em permanecer em carnaval até novembro mas sigamos o roteiro. É realmente um grande dia a quarta.
Assim, observemos que cada dia é um particular.
A segunda-feira, tem nome, sobrenome e até apelido, o dia da preguiça. Mas é uma injustiçada, se tem um dia que trabalha para permanecer vivo é a segunda-feira. Ë uma lutadora, segue firme até que a terça-feira venha, sem pestanejar, apesar da preguiça que lhe é peculiar.
Por falar em terça-feira, esse é um dia com muita presença. Muitos dizem que a semana realmente começa na terça-feira. É o dia em que ativamos nosso motor e damos impulso para mais uma semana de batalhas. Grande dia!
A quarta-feira já foi falada aqui e é realmente grandiosa, é "O" dia....
A quinta-feira, bem, a quinta é uma incognita, um problema. Talvez um caso de falta de caráter, ou insegurança. A quinta vive perseguida pela quarta e à sombra da sexta-feira. Ela não se decide se é ou não é, ninguém sabe ao certo o que representa uma quinta. Todo mundo sabe que começa no final da quarta-feira e termina no início da sexta-feira, e é só. Muita gente leva a quinta sem saber que dia é, comenta-se aqui e ali, às vezes escondidos, na hora do cafezinho, que seria uma quinta-feira, mas na verdade, o que todo mundo está esperando, é que a quinta acabe para que chegue logo a sexta-feira. Existe muita gente reinvidicando um tratamento mais respeitoso a quinta, e eu peço que mandem cartas em defesa desse dia que já andam pensando em retirar do calendário.
A sexta-feira, ou deveria dizer: Ah! sexta-feira!! Sim, esse é o dia mais badalado da semana. A semana toda se resume nesse dia. É o dia dos acontecimentos. Viaja-se nesse dia, as tragédias ocorrem nesse dia. O pessoal vai trabalhar disposto (exceto em Brasília) na sexta. A sexta tem hora pra começar mas nunca para acabar. Ela começa exatamente após o último minuto da quinta (que dia é esse mesmo?) e só vai terminar sabe Deus quando. Um amigo meu diz que a última sexta-feira dele terminou por volta das 16:18hs do sábado, um espetáculo de dia – e noite! Na sexta, não há reclamações no trabalho, e os serviços de reclamações até fecham nesse dia para não haver reclamações, e ninguém reclama. O melhor da sexta, é que no outro dia, é sábado (já bastante exaltado no início do texto).
O sábado é um dia tranquilo, para muitos ele ainda é a sexta-feira em carne e osso, ou horas e minutos. As tardes de sábado são tranquilas e ensolaradas, e se chove, não tem problema, ainda assim é sábado. Deus salve os ingleses!!!
Domingo, bem, primeiramente precisamos resolver se o domingo é fim de semana ou início de semana. Uma classe de alunos de pós graduação e mestrado da Universidade Nacional de Terenos/MS, está realizando intensa pesquisa sobre o tema. Se for início de semana, os jornais de sábado precisam repensar o encerramento, pois quando o âncora diz “boa noite” e a parceira diz, “e um bom final de semana”, está querendo dizer, ‘bom final, final-finalzinho de semana’ ! Eu sustento que o domingo é final de semana até começar o Fantástico ( no meu tempo era até acabar os Trapalhões, mas isso foi há três décadas) após isso, já é segunda-feira.... e ai, lá vamos nós outra vez....
Para não perder o embalo da semana, primeira semana desse espaço virtual aqui, e entrar embalado no sábado, abro uma garrafa de um especialmente delicioso " Insolente Sicilia 2003" vinho de altissimo padrão e que talvez eu nem tenha outra oportunidade de tomá-lo, mas um grande vinho, escuro como a noite, saboroso como a vida, perfeito para esse dia e pra fechar a semana. Como um grande vinho pede um acompanhamento a rígor, coloco pra tocar "Yardbird Suite"com os antológicos Miles e Bird. Miles Davis no trumpete, Charlie "Bird" Parker no sax alto, Bud Powell no piano, Tommy Potter no baixo e Max Roach na bateria. Gravado pelos Gênios em maio de 47..."Hey, Miles! I hear you've been looking for me..." teria dito Bird ao encontrar Davis...genial...
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário